quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Analfabetismo Político

Analfabetismo Político – um problema da atualidade

1


Um dos problemas da nossa  sociedade é o analfabetismo político resultante, em parte, de um desinteresse geral relativamente à política nacional e internacional.
Vivemos numa sociedade onde a educação política e tudo o que a rodeia é pouco dado a conhecer. As pessoas, especialmente os jovens, não mostram interesse sobre questões políticas, não se informam sobre os ideais dos diferentes partidos ou sobre as linhas de orientação dos candidatos à presidência do seu país. Já os mais velhos, parecem desiludidos com as políticas atuais, mantêm-se presos a ideias antigas, desatualizadas, abstendo-se de participar nos atos eleitorais o que não contribui para o avanço político, económico, social e cultural.
É cada vez mais necessário haver uma educação política nas escolas, em casa, nos meios onde as pessoas convivem, mostrando que o Estado somos nós, cidadãos, e que a política faz parte das nossas vidas.
O combate ao analfabetismo político deve ser uma realidade assumida por todos, uma vez que o futuro do nosso país depende das escolhas que fizermos no momento das eleições. E este ano vamos ser chamados a votar para o Parlamento Europeu e nas eleições legislativas nacionais.

Elena Adelina Militaru, embaixadora júnior do programa EEPE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Visita dos embaixadores juniores à Embaixada da República Checa

Na sequência da participação na Cimeira das Democraci as , os nossos embaixadores juniores foram convidados pelo senhor Embaixador da Rep...